quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O PROBLEMA A SER RESOLVIDO:

LEITURA NA ESCOLA”



JUCÉLIA POSPIEKA LORENZON

CLESIA FÁTIMA GUARAGNI

GEANE MARCIA MIRANDA




PROJETO

LEITURA NA ESCOLA


PROBLEMA

Tendo em vista esse problema iremos realizar pesquisa com pais e membros da comunidade escolar, verificou-se a falta do hábito de leitura resultando assim, na defasagem da assimilação, interpretação e compreensão de gêneros textuais diversos.


Partindo então dessa análise, sentimos a necessidade de buscar métodos para reverter esta situação.


O QUE SABEMOS


O desenvolvimento humano e o avanço das civilizações estão principalmente ligado à evolução dos meios de receber, de comunicar e de registrar o conhecimento e, particularmente, do desenvolvimento da escrita e da leitura.


O homem é essencialmente um animal comunicativo: a comunicação constitui-se numa de suas atividades essenciais. O homem possui a faculdade de aprender em graus, variáveis. A experiência humana não é uma questão momentânea: apresenta continuidade; o homem tem contato com os seus antepassados e descendentes.


Tudo isso graças a linguagem. Essa capacidade de comunicação possibilitou a organização do homem em sociedades complexas além de o manter em contínuo estado de mudança.


E para que nossa linguagem se desenvolva a cada dia mais, é necessário que se faça presente a leitura constante em nosso meio, para assim aprimorar cada vez mais o nosso vocabulário e nosso conhecimento de mundo.


Com base nisto, buscamos desenvolver as aulas de leitura levantando algumas questões, com professores, direção e orientação como:


a) Que critérios o professor deve utilizar para escolher os livros que proporá aos alunos?

b) Que assuntos realmente interessam aos alunos?

  1. Que formas literárias (romance, conto, crônica, poesia, etc.) têm mais aceitação entre eles?

  2. Após vários questionamentos, pensamos desenvolver aulas de leitura com os seguintes objetivos:


OBJETIVOS


* Estimular o educando à prática da leitura, despertando assim, a

imaginação, a criatividade e a fantasia.

* Formar leitores críticos e reflexivos.
* Desenvolver a capacidade de ler e compreender textos variados.
* Recuperar a auto-estima de estudantes considerados deficientes, a partir de atividades prazerosas de leitura.
* Exercer a cidadania, a partir do trabalho voluntário, aprendendo enquanto se ensina.


DESENVOLVIMENTO


Serão dadas aulas sob a forma de oficinas de leitura e compreensão de textos diversos: notícias de jornal, de revistas, artigos de opinião, poesias, contos, crônicas, textos didáticos de várias áreas ( em abordagem interdisciplinar), bulas de remédios, embalagens variadas, horóscopo, notícia de fato real de conhecimento dos alunos, e outros. As atividades propostas em leitura abrangem leitura silenciosa, leitura oral individual, leitura oral dramatizada. A partir das leituras, atividades de compreensão são realizadas por meio de debates, discussões, reescrita de textos, produção de bilhetes, cartas (que são efetivamente enviadas, via correio), cartazes, poesias.


PESSOAL ENVOLVIDO


O projeto irá ser desenvolvido com todos os integrantes da unidade escolar, (alunos, professores, funcionários, direção, orientação)


AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS


"Quando não entende o que está lendo, qualquer pessoa perde o interesse e para de ler." Esta é a realidade dos alunos que vamos selecionar para participar do Projeto. Não lêem por não ter compreensão. Sentem-se excluídos em suas turmas, não participam das atividades regulares da Escola, eram tidos como deficientes. Sentem-se assim. Começando a aprender a ler, com atendimento individual, em sistema diverso do escolar, extra, começaram a gostar de ler. Entendendo o que lêem, participam, querem ler, querem mostrar os textos que produzem. O avanço é incipiente, porém, animador. Os alunos estão menos apáticos, mais disciplinados.




quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Contos da tradição literária

Os professores também precisam ter motivação e gosto pela leitura,pois a literatura deve ter um envolvimento,sendo criativos,trazendo a literatura com espontaneidade. Trabalhando os contos da tradição literária enfocando a nossa realidade envolvendo os alunos neste contexto,trazendo os mestres da literatura,transportando para os dias de hoje valores que não se conhecem mais,com isso estaremos formando futuros escritores e também novos leitores para os encantos da tradição literária.
CONTOS AFRICANOS

Todos nós ficamos muito deslumbrados com os encantos, os quadrinhos infantis, contos de fada, os mitos relacionados a estes termos são muitos.

É através destes contos orais ou escritos que adquirimos experiências humanas, novas culturas. Cultura essa materializada, em especial, na literatura oral expressa pelos mitos, lendas, provérbios, contos.

Os contos africanos nos ressaltam a importância do seu povo, seus valores, cultura e tradição, crenças, costumes, lendas, lições de vida suas influencias e valores que aqui deixaram.

Para eles a tradição oral desempenhado pelos profissionais têm oficio de guardar e ensinar a memória cultural da comunidade e auxiliar homens e mulheres, crianças que se integram no tempo e no espaço, contos e canções.

Mas estas narrativas amanhã já serão outras, pois novas histórias vão surgindo, novos pensadores, novas concepções, valores, habits e novas culturas se descobrindo.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Fato marcante



Este dia foi um dos momentos mais maravilhosos da minha vida... o começo da minha historia na educação... relembro como se fosse hoje pois esta foto seria publicada nos convites da formatura. Nossa! estas lembranças são marcantes .

Adivinhas
O que são adivinhas, advinhações, o que é o que é, folclore, humor, cultura popular


Adivinhas: humor e desafio

O que são

As adivinhas, também conhecidadas como advinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.



Alguns exemplos de adivinhas:

- O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro

- O que é o que é que sempre se quebra quando se fala?
Resposta: o segredo

- Ele é magro pra chuchu, tem entes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?
Resposta: o garfo

- O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?
Resposta: o botão

- O que é o que é feito para andar e não anda?
Resposta: a rua

- O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar?
Resposta: o relógio

- Qual é a piada do fotógrafo?
Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada.

- O que é o que é que sobe quando a chuva desce?
Resposta: o guarda-chuva.

- Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?
Resposta: em dia de plantão.

- Qual a única pedra que fica em cima da água?
Resposta: a pedra de gelo.

- O que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato?
Resposta: formigas treinando para o carnaval!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008